Acabou de comprar ou necessita adquirir um decibelímetro digital? Nesse momento surgem muitas dúvidas, vamos te mostrar neste artigo como usar decibelímetro corretamente. Confira.
O ruído sonoro ou barulho (termo popularmente conhecido), além de causar irritação está também associado ao estresse e afeta a saúde humana.
Níveis sonoros acima de 120 dB podem causar sérios problemas de saúde como surdez, arritmia cardíaca, ansiedade, depressão e outras doenças.
As maiores causas de reclamações ligadas a poluição sonora provêm de vizinhos barulhentos, obras, tráfico urbano e rodoviário, casas de show, bares, fogos de artifícios carros de som, condomínios, igrejas e vários outros motivos que podemos citar.
Abordaremos neste artigo o que é um Decibelímetro, sua utilidade e como deverá utilizar para monitorar ruídos.
O que é Decibelímetro
O decibelímetro, ou sonômetro (na Europa) ou medidor de nível de pressão sonora, é um equipamento desenvolvido para fazer a medição do nível de pressão sonora em decibéis (dB), uma unidade logarítmica e aferir o quão intenso é um som.
Podemos encontrar um decibelímetro digital facilmente em lojas de instrumentos de medição, desde modelos simples que faz a medição do ruído sonoro na faixa de 30 dB a 130 dB, quanto equipamentos mais sofisticados que possuem funções data logger (armazena as medições), LEQ (ruído equivalente contínuo), SPL, banda de oitava e outros equipamentos importantes para perícia de ruídos.
O nível de pressão sonora, medido em decibéis, é uma grandeza que representa a sensação da audibilidade de um som, quando devidamente corrigido com dados da curva audiométrica média da população. Esta correção recebe o nome de ponderação, e dá origem a unidades como o dBA, dBB, dBC, empregados conforme a aplicação e o contexto sonoro.
Como usar um Decibelímetro
Agora que já entendemos quão um ruído descompensado pode afetar a saúde humana e o que é um decibelímetro, vamos abordar como utilizar da maneira correta.
Existem normas para cada tipo de situação, onde técnicos da segurança do trabalho, prefeituras, policias e peritos utilizam para gerar laudos, porém vamos abordar de uma maneira simples e prática.
Vamos ao passo a passo de como usar um decibelímetro:
1- Ligue o equipamento no botão principal;
3- Selecione a frequência. Nos decibelímetros digitais encontrará a ponderação de frequência A (Ideal para medição de ruídos de baixa frequência, sons graves) e ponderação de frequência C (Ideal para medição de ruídos de alta frequência, sons agudos);
4- Selecione o tempo de resposta. Nos equipamentos encontrará a opção de seleção entre modo Fast ou Slow (se o ruído for rápido, selecione “fast” , se o ruído for mais longo selecione “slow”;
5- Capte o som com o microfone; não se deve chegar próximo a fonte de som, mas deve-se medir no ponto em que o som está te incomodando;
6- Veja o resultado apresentado no mostrador do decibelímetro. Alguns modelos são providos da função datalogger, ou seja, este tipo de Decibelímetro permite registrar medições de ruídos e gerar uma tabela com todas as informações (data, hora, valor medido), gráfico do ruído em função do tempo, muito importantes para laudos técnicos.